quinta-feira, 22 de maio de 2008

O que são recursos naturais - utilização e consequências


Recursos naturais são elementos da natureza que têm proveito para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto de toda a sociedade.
Os recursos naturais são componentes (materiais ou não) do mundo, que ainda não sofreram marcantes transformações pelo trabalho humano. Nem todos os recursos que a natureza oferece ao ser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de agradar alguma necessidade humana.
Os recursos naturais são muito importantes para o Mundo.
São classificados, de acordo com a sua natureza, em hídricos, biológicos, minerais e energéticos.
Podem também ter outro tipo de classificação: :
-Não Renováveis são aqueles que embora, se formem continuamente, tendem a esgotar-se, porque o seu período de formação é muito mais lento do que o período de vida humana. É o caso, por exemplo, dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), das rochas e dos minerais ;
-Renováveis são aqueles que se podem considerar inesgotáveis porque se formam a uma velocidade muito rápida. É o caso, por exemplo, dos seres vivos, da água, do ar, do solo e das energias solar, hídrica, eólica e biomassa.

Que recursos minerais são explorados no nosso país?




Os recursos minerais podem ser subdivididos em Metálicos e Não Metálicos.

Metálicos - são aqueles que contêm metal na sua composição, por exemplo, minérios como a hematite, cassiterite, galena, calcopirite e volframite, a partir dos quais se podem obter, respectivamente, metais como o ferro, cobre, estanho. chumbo e volfrâmio;

Não Metálicos - são utilizados para diversos fins, nomeadamente em várias indústrias (cerâmica, farmacêutica, cosmética, vidreira, eléctrica, química, entre outras). Estes recursos são por exemplo o diamante, o quartzo, o enxofre, as areias, argilas, calcários, mármores e granitos.

Quais são as consequências para a Terra da utilização desregrada dos recursos naturais?


Os solos cultiváveis
As principais causas de degradação de um solo são o esgotamento dos nutrientes, por não se fazer rotação de culturas e fertilização, e a destruição da matéria orgânica por desflorestação. A poluição indústrial também ajuda no aumento da erosão do solo.

Os metais
Os metais são um recurso extremamente valioso. Muitos dos objectos que utilizamos no dia-a-dia são feitos de metal, como o cobre e o ferro, que são utilizados pelo ser humano, há milhares de anos. A maior parte dos metais encontra-se em minerais designados por minérios.
-A bauxite
, por exemplo é o minério de onde é extraída a maior parte do alumínio.
-O alumínio
é muito usado para fazer peças de aviões, carros e camiões latas de bebidas, etc. É fácil de moldar e de trabalhar e pode ser facilmente reciclado.
-O cobre
é utilizado, por exemplo, nos fios eléctricos de que é feita a instalação eléctrica dos edifícios. É um bom condutor do calor e da electricidade. E é utilizado, também para fazer utensílios de cozinha e em tubagens de água quente.
Indústrias de transformação
A maioria dos materiais( metais, papel, plásticos, etc.) é obtida por combinação de diferentes matérias-primas e submetida a processos físico-químicos, que consomem grande parte de energia. Estes processos ocorrem nas diferentes indústrias de transformação:
-Siderúrgicas e metalúrgicas - onde se obtêm os diferentes metais a partir dos respectivos minérios.
-Petroquímicas- onde se obtêm produtos a partir do petróleo.
-Celulose- onde se fabrica o papel e o cartão a partir de troncos e ramos de árvores.
-Têxtil- onde se fabricam tecidos a partir de fibras naturais e artificiais.
-Cerâmicas, do vidro e dos materiais de construção- onde se fabricam diferentes tipos de vidro e produtos cerâmicos a partir de certas rochas e minerais.

Curiosidades

*De toda a água do oceano só 1% é que pode ser utilizada para consumo humano e agricultura.
*O resíduo líquido gerado numa Destilaria de álcool tem potencial poluidor 70 vezes maior que o esgoto sanitário.
*Uma única destilaria gera por dia um esgoto equivalente a uma cidade de 500.000 habitantes.
*Em Pernambuco, graças à acção da CPRH, todo esse potencial poluidor que iria para os rios, é aproveitado como fertilizante alternativo no cultivo da cana-de-açúcar, processo este conhecido como fertilização.
*As algas são responsáveis pela maior parte da produção de oxigénio, actuando ainda como óptimos indicadores de poluição em cursos de água.
*Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 25% de todas as doenças da humanidade são causadas por água de má qualidade.
*Os estuários e mangues actuam como local para acasalamento, reprodução e desenvolvimento de pelo menos 2/3 das espécies que habitam no mar.
*Actualmente a Mata Atlântica está reduzida a cerca de 7,3% de sua cobertura florestal.
*Em 1968, no Brasil, começou delinear-se os primeiros passos do movimento ambientalista, inspirado no movimento sociocultural existente na Europa e Estados Unidos.

***Imagens***