quinta-feira, 22 de maio de 2008

O que são recursos naturais - utilização e consequências


Recursos naturais são elementos da natureza que têm proveito para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto de toda a sociedade.
Os recursos naturais são componentes (materiais ou não) do mundo, que ainda não sofreram marcantes transformações pelo trabalho humano. Nem todos os recursos que a natureza oferece ao ser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de agradar alguma necessidade humana.
Os recursos naturais são muito importantes para o Mundo.
São classificados, de acordo com a sua natureza, em hídricos, biológicos, minerais e energéticos.
Podem também ter outro tipo de classificação: :
-Não Renováveis são aqueles que embora, se formem continuamente, tendem a esgotar-se, porque o seu período de formação é muito mais lento do que o período de vida humana. É o caso, por exemplo, dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), das rochas e dos minerais ;
-Renováveis são aqueles que se podem considerar inesgotáveis porque se formam a uma velocidade muito rápida. É o caso, por exemplo, dos seres vivos, da água, do ar, do solo e das energias solar, hídrica, eólica e biomassa.

Sem comentários: